Categorias
Livros

Lançamento virtual do livro: “A disputa em torno de Frantz Fanon”

Em 20 de Julho de 2020, quando Frantz Fanon faria 95 anos, a Editora Intermeios lançará o livro “A disputa em torno de Frantz Fanon: a teoria e a política em torno dos fanonismos contemporâneos”, que além de contar com o prefácio de Valter Silvério, é o primeiro título da coleção Africamundi.

Em 20 de Julho de 2020, quando Frantz Fanon faria 95 anos, a Editora Intermeios realizará o evento virtual de lançamento do livro A disputa em torno de Frantz Fanon: a teoria e a política em torno dos fanonismos contemporâneos 290pgs, que além de contar com o prefácio de Valter Silvério, compõe a coleção Africamundi.

A publicação é o resultado da pesquisa de doutorado de Deivison Mendes Faustino, também conhecido como Deivison Nkosi, onde apresenta os aspectos gerais do pensamento do psiquiatra martinicano e intelectual orgânico das revoluções anticoloniais africanas, mas sobretudo, sistematiza a presença de sua produção no pensamento social contemporâneo.

Deivison Mendes Faustino, que também é autor de Frantz Fanon: um revolucionário particularmente negro (2018) apresenta em “A disputa em torno de Fanon”, uma análise exegética dos textos fanonianos e uma ampla revisão do estado da arte sobre os fanonimos contemporâneos na literatura especializada de língua inglesa e portuguesa. O argumento que lhe estrutura é que existe um único Fanon, mas vários fanonismos, ou seja, a unidade teórica e epistêmica identificada na obra fanoniana foi sucedida por uma disputa pelo seu legado teórico e político.

O estudo é revelador, em primeiro lugar, da diversidade de perspectivas antirracistas presentes na literatura afrodiaspóricas nacional e internacional e, em segundo lugar, evidencia que a disputa em torno de Fanon se origina e, ao mesmo tempo, alimenta grandes debates, convergências e descensos implícitos às ciências sociais e humanas do nosso tempo.

A pesquisa – que foi agraciada com o Prêmio Capes de Teses em Sociologia, em 2016 – é pautada por uma minuciosa sistematização e mapeamento de vertentes teóricas como os movimentos anticoloniais, pensamento pós-colonial e decolonial, marxismo, existencialismo, afrocentricidade, feminismo negro, entre outras que explicita o que cada uma delas destacam como relevante ou não no pensamento de Fanon. Esse enfoque é revelador da posição de cada uma dessas vertentes diante de temas como sujeito, identidade, diferença, razão e universalidade.

O lançamento virtual será as 20h30 do dia 20 de julho de 2020 no perfil de youtube do autor (deivison nkosi) e a pré-venda contará com um link promocional de 20% de desconto, no site da Editora Intermeios.

2 respostas em “Lançamento virtual do livro: “A disputa em torno de Frantz Fanon””

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.